Loading...

Como proteger a produção de pepinos de pragas ou doenças

Manejo na preservação da fitossanidade na cultura do pepino para conserva

Como proteger a produção de pepinos de pragas ou doenças
Fórum de Pepinos vai debater este que é um dos temas que mais preocupa os produtores

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO (clique aqui)

Dia 14 de maio, produtores rurais e empresários das indústrias de conservas de pepino de toda a região e também do Estado de Santa Catarina vão se reunir em Indaial para um dia inteiro de aperfeiçoamento. É que a cidade vai sediar o 2º Fórum Brasileiro de Produção de Pepino em Conserva. E um dos temas a serem abordados no evento será “Manejo na preservação da fitossanidade na cultura do pepino para conserva”.

Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil perde cerca de 10 milhões de toneladas de grãos por ano por conta do mau manejo da colheita e pós-colheita da produção. As perdas ficam por conta, principalmente, das condições fitossanitárias dos grãos e do local de armazenamento. O ataque de fungos, bactérias, insetos e roedores resultam em perdas de até 10% do rendimento total dos grãos.

E é justamente esta preocupação que motivou uma das palestras do Fórum. José Carlos da Costa Jr, assistente de Vendas de Desenvolvimento Agronômico, da Corteva Agriscience™ Divisão Agrícola da Dow DuPont™ vai falar sobre o tema. “Vou citar as ferramentas importantes no manejo integrado e controle fitossanitário das principais pragas na cultura no pepino, como a broca das curcubitáceas, minadora, trips, lagartas e mosca branca”, detalhou.

O 2º Fórum Brasileiro de Produção de Pepino em Conserva é uma iniciativa da AgroGirassol, empresa pioneira no Sul do Brasil em consultoria em melhoria no cultivo e manejo das principais culturas de hortifrúti. “Este é um tema que merece ser debatido uma vez que Santa Catarina produz em torno de 15 mil toneladas de pepino por ano, algo em torno de 25% da produção total do país. E o Vale do Itajaí é uma das regiões de maior concentração de agroindústrias do Estado, com mais de 200”, disse Adelmo Marangoni, Diretor da AgroGirassol, realizadora do evento.

Confira os temas das palestras já confirmadas para a segunda edição:

  • Organizações do Terceiro Setor e Interface com as Atividades Empresariais – Polêmicas Jurídicas e Tributárias
  • Gestão e Tributos sobre a Produção de Pepinos para Conserva
  • Era Digital: Impacto nas Rotinas do Agronegócio
  • Programa de Rastreabilidade de produtos de origem vegetal em Santa Catarina Programa E-Origem
  • Da Semente à Conserva: Tendências e Oportunidades do Cultivo de Pepinos para Conserva
  • Solo – uma adequada estrutura no solo garante bons rendimentos
  • Manejo na preservação da fitossanidade na cultura do pepino para conserva
  • Pepino para Conserva: Crescimento, Produção e Absorção dos Nutrientes em Cultivo Protegido

Este evento é uma realização da AgroGirassol, Mercado da Semente e Inspiracom Marketing e Comunicação, e conta com o Patrocínio de Bejo Sementes do Brasil Ltda, Corteva Agriscience – Divisão Agrícola da Dow DuPont, Cosmocel SA – Inovação em especialidades agrícolas, TopSeed Premium da Agristar – Tecnologia em Sementes. Apoio: AMMVI – Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí, ACATS – Associação Catarinense de Supermercados, ACIDI – Associação Empresarial de Indaial, CIDASC – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, EPAGRI- Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Prefeitura Municipal de Blumenau, Prefeitura Municipal de Indaial, Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina.

Local: Associação Empresarial de Indaial-ACIDI Endereço: Rua Ver. Alvin Rauh Júnior, 100, Bairro Nações, Indaial – SC, 89130-000.

Vagas limitadas e Inscrições antecipadas pelo site: https://www.sympla.com.br/forumpepinoconserva

Informações: reservas@forumbrasilpepinoconserva.com.br ou fones: 47 99137-5307 | 47 99230-4034

Site: http://forumbrasilpepinoconserva.com.br/