Loading...

Como adubar corretamente a produção de pepinos?

É esta dúvida que o engenheiro agrônomo da Epagri vai explicar no 2º Fórum Brasileiro de Produção de Pepino em Conserva

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

Você sabe como adubar corretamente a produção de pepinos? Sabe qual a quantidade de nutrientes necessários? Pois é isso que o engenheiro agrônomo e pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Rafael Ricardo Cantú, vai explicar no 2º Fórum Brasileiro de Produção de Pepino em Conserva, que ocorre dia 14 de maio, em Indaial, cidade do Vale do Itajaí.

Cantú vai mostrar uma pesquisa inédita para as condições de Santa Catarina, feita pela Epagri de Itajaí, que mostra a quantidade precisa de nutrientes necessários para cada fase de crescimento do pepino em conserva. “Foram vários anos avaliando a adubação para o pepineiro e praticamente três anos de estudo, avaliando a quantidade de nutrientes que a planta absorveu durante as fases de crescimento”, comentou.

Ele que possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997); mestrado em Horticultura – Produção Vegetal pela Unesp – Botucatu (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – 2008) e doutorado em Ciência do Solo pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria – 2014); observa que este estudo permite, entre outras vantagens, saber exatamente o momento e a quantidade certa da aplicação dos nutrientes.

“A partir deste estudo, conseguimos elaborar uma curva de absorção de nutrientes. Agora, saberemos orientar os produtores para uma assertividade maior. Poderemos, por exemplo, orientar quanto a evitar desperdícios, a cultivar uma planta mais saudável e bem nutrida, que refletirá na redução do uso de agrotóxicos e em uma melhor produção”, disse o engenheiro agrônomo da Epagri de Itajaí.

Cantú vai apresentar este resultado durante o 2º Fórum Brasileiro de Produção de Pepino em Conserva, durante a palestra “Pepino para conserva: crescimento, produção e absorção dos nutrientes em cultivo protegido”. Na apresentação ele também vai falar sobre aspectos gerais sobre cultivo do pepineiro em abrigos e repassar recomendações de adubação e resultados obtidos em produtores do pepino.

Confira os temas das palestras já confirmadas para a segunda edição:

  • Organizações do Terceiro Setor e Interface com as Atividades Empresariais – Polêmicas Jurídicas e Tributárias
  • Gestão e Tributos sobre a Produção de Pepinos para Conserva
  • Era Digital: Impacto nas Rotinas do Agronegócio
  • Programa de Rastreabilidade de produtos de origem vegetal em Santa Catarina Programa E-Origem
  • Da Semente à Conserva: Tendências e Oportunidades do Cultivo de Pepinos para Conserva
  • Solo – uma adequada estrutura no solo garante bons rendimentos
  • Manejo na preservação da fitossanidade na cultura do pepino para conserva
  • Pepino para Conserva: Crescimento, Produção e Absorção dos Nutrientes em Cultivo Protegido

O Fórum de Pepinos é destinado a produtores rurais e empresários das indústrias de conservas de pepino de toda a região e também do Estado de Santa Catarina. Na primeira edição, o evento contou com a presença de 60 indústrias do setor.

Este evento é uma realização da AgroGirassol, Mercado da Semente e Inspiracom Marketing e Comunicação, e conta com o Patrocínio de Bejo Sementes do Brasil Ltda, Corteva Agriscience – Divisão Agrícola da Dow DuPont, Cosmocel SA – Inovação em especialidades agrícolas, TopSeed Premium da Agristar – Tecnologia em Sementes. Apoio: AMMVI – Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí, ACATS – Associação Catarinense de Supermercados, ACIDI – Associação Empresarial de Indaial, CIDASC – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, EPAGRI- Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Prefeitura Municipal de Blumenau, Prefeitura Municipal de Indaial, Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina.

2º Fórum Brasileiro de Produção de Pepino em Conserva
Data: 14 de maio (terça-feira)
Local: Associação Empresarial de Indaial – ACIDI

Endereço: Rua Ver. Alvin Rauh Júnior, 100, Bairro Nações, Indaial – SC, 89130-000.

Horário: 8h30min às 17h
Inscrições: https://www.sympla.com.br/forumbrasilpepinoconserva

Fones: 47 99230-4034 / 47 99137-5307

Site: http://forumbrasilpepinoconserva.com.br

Facebook: www.facebook.com/forumbrasileiroproducaopepinoparaconserva