Loading...

Uso da tecnologia para a produção sustentável é destaque no 2º Fórum Brasileiro de Produção de Pepino em Conserva

Uso da tecnologia para a produção sustentável é destaque no 2º Fórum Brasileiro de Produção de Pepino em Conserva

Evento que ocorreu nesta terça-feira, 14 de maio, reuniu produtores e indústrias de mais de 50 cidades do Sul do país em Indaial.

Produtores e indústrias vindos de mais de 50 cidades do Sul participaram do 2º Fórum Brasileiro de Produção de Pepino em Conserva. O evento ocorreu nesta terça-feira, 14, no auditório da Associação Empresarial de Indaial e reuniu cerca de 160 pessoas.

A busca por novas técnicas é que motivou o casal Gerson e Afaldi Schwantz, moradores de Blumenau, a participar pela segunda vez do fórum. Produtores de pepino há 21 anos, os agricultores comentaram que a procura pelo produto é grande, maior até do que conseguem produzir.

“Temos uma boa demanda, mas vendemos apenas para uma empresa de conservas. O que está atrapalhando é o clima, já que muita chuva prejudica o desenvolvimento do pepino. É por isso que estamos aqui, para conhecer novidades e melhorar nossa produção”, disse Afaldi.

A profissionalização do setor foi destacada pelo diretor da AgroGirassol, Adelmo Marangoni, em seu discurso de abertura do evento. “Santa Catarina se destaca na produção de pepinos no cenário nacional. Por isso devemos buscar profissionalizar o mercado, já que ele é feito por muitas mãos”, avaliou.

Além de produtores, indústrias de conservas e técnicos, o evento contou com a participação de autoridades, entre elas a do prefeito de Indaial, André Luiz Moser.

Momento para networking

O 2º Fórum Brasileiro de Produção de Pepino em Conserva também proporcionou momentos de networking aos participantes, já que algumas das maiores empresas de sementes estavam presentes.

“O mercado está crescendo e este ambiente ajuda a aproximar o produtor/indústria das empresas de sementes e tecnologia, por exemplo. É um excelente momento para a troca de experiências e também fazer negócios”, avaliou José Carlos da Costa Jr., engenheiro agrônomo da Corteva Agriscience – Divisão Agrícola da Dow DuPont, uma das patrocinadoras do evento.

O 3º Fórum Brasileiro de Produção de Pepino em Conserva está previsto para maio de 2021.

Este evento é uma realização da AgroGirassol, Mercado da Semente e Inspiracom Marketing e Comunicação, e contou com o Patrocínio de Bejo Sementes do Brasil Ltda, Corteva Agriscience – Divisão Agrícola da Dow DuPont, Cosmocel SA – Inovação em especialidades agrícolas, Samo Fertilizantes, TopSeed Premium da Agristar – Tecnologia em Sementes. Apoio: AMMVI – Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí, ACATS – Associação Catarinense de Supermercados, ACIDI – Associação Empresarial de Indaial, CIDASC – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, EPAGRI- Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Prefeitura Municipal de Blumenau, Prefeitura Municipal de Indaial, Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina.